“Ao ouvir que João havia sido preso, ele voltou para a Galiléia e, deixando Nazaré, foi morar em Cafarnaum, à beira-mar, nos confins de Zabulon e Neftali” (Mt 4,12-13).

 

 

Jesus nasceu em Belém, foi criado em Nazaré onde passou a maior parte de sua vida e subiu a Jerusalém, lugar de sua morte e ressurreição, ponto de partida do serviço evangelizador dos apóstolos a partir da festa de Pentecostes (cf. At 2,1ss). Em Cafarnaum, cidadezinha próxima ao mar da Galileia e não muito distante de Nazaré, estava a casa de Simão Pedro e uma sinagoga.

 

Na casa de Simão Pedro, Jesus ensinava em privado os seus discípulos (cf. Mc 4,34) e, muitas vezes, esta casa foi cercada pelo povo que trazia os enfermos para serem curados pelo profeta da Galileia que, naquele mesmo lugar havia curado a sogra do pescador (cf. Mc 1,29-31). Recorda-se a cena do paralítico carregado por alguns homens que não conseguindo chegar até Jesus, fizeram uma abertura no teto daquela residência para descê-lo na maca até o Senhor (cf. Mc 2,1-12). O evangelho nos diz que vinha gente de longe até a casa de Simão Pedro para encontrar Jesus que acolhia os pobres, e de modo especial, os doentes (cf. Mc 1,28.32-33). Há também o episódio da multidão que lotava a casa de Simão Pedro quando Maria e seus parentes não conseguiram entrar para falar com Jesus (cf. Mc 3,31-32). Aquela casa era uma autêntica “Igreja doméstica” e lugar da formação dos primeiros seguidores de Jesus, que depois de contar as parábolas às multidões, ensinava os seus discípulos e os preparava para o futuro.

 

Estima-se que Jesus ficou quase três anos em Cafarnaum, lugar de boa parte do seu ministério e estrado de muitos milagres. A casa de Simão Pedro foi para os discípulos uma “casa de formação” ou “seminário”, e para Jesus, lugar de apostolado e missão. Grande parte da formação dos apóstolos foi na casa de Simão Pedro em Cafarnaum. Naquele lugar humilde, ambiente familiar dos pescadores da Galileia, Jesus acolhia e orientava os seus primeiros vocacionados. Ali o Mestre apresentava as suas primeiras lições e começou o processo de formação daqueles que foram chamados para continuarem a missão. Na casa de Simão Pedro vemos as casas de nossas famílias, onde floresce a fé e são lançadas as sementes do evangelho. Em nossas casas crescem os operários e operárias do Reino. Rogate.